alimentos saudáveis

Glicação: o impacto do açúcar na saúde da sua pele

Posted by:

|

On:

|

, , ,
alimentos saudáveis
alimentos saudáveis

Cuidados com a pele em dia? Mesmo seguindo uma rotina impecável de cuidados com a pele e tratamentos antienvelhecimento, o excesso de açúcar na alimentação pode estar comprometendo seus resultados. Além de afetar o metabolismo e contribuir para o ganho de peso, o açúcar acelera o envelhecimento cutâneo por meio da glicação – um processo químico que deteriora o colágeno e a elastina. O resultado? Rugas mais profundas e visíveis, flacidez, manchas amareladas ou escuras.

Os picos de glicose no sangue estimulam a produção de AGEs (Produtos Finais de Glicação Avançada), moléculas que danificam as proteínas estruturais da pele, tornando-as rígidas e quebradiças, comprometendo sua firmeza e elasticidade.

Além disso, se você notou rugas com aspecto “amassado”, textura áspera ou um tom de pele mais opaco, é possível que a glicação já esteja em andamento. Outros sinais, como fadiga, dificuldade em controlar o peso e sensação de inchaço, também podem indicar que os picos de açúcar.

Para minimizar os danos causados ​​pela glicação, vale incluir algumas estratégias na sua rotina de cuidados:

Organize uma ordem das refeições: Comece pelas fibras, proteínas e gorduras antes dos carboidratos. Isso ajuda a reduzir o impacto glicêmico da refeição. No seu almoço, por exemplo, inicie sempre pela salada e vegetais (eles contem fibras), após coma a proteína (carne ou peixe) e por último seu carboidrato (aipim, mandioquinha…).

Escolha carboidratos com baixo índice glicêmico: Priorize opções de baixo índice glicêmico. Nesse caso, opte por aipim, mandioquinha, batata doce e frutas com casca.

Evite açúcares simples e processados: Doces, refrigerantes e farinhas refinadas devem ser consumidos com muita moderação.

Movimente-se: A prática regular de exercícios físicos é uma das formas mais eficazes de melhorar a sensibilidade à insulina e estabilizar os níveis de glicose no sangue.

✅Invista em antioxidantes: Alimentos ricos em polifenóis, como chá verde, frutas vermelhas e cacau, ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pela glicação.

Fonte: Steal the Look

Data: 10/02/2025